26 de set. de 2012

Slackline vira mania no Rio


Por Desirée Aguiar O slackline está invadindo as praias do Rio e virando febre entre os jovens. O esporte exige muita concentração e coordenação motora de seus adeptos e não tem nenhuma contraindicação. A prática consiste em se equilibrar em uma fita esticada entre dois pontos fixos. De acordo com Gustavo Sousa, de 15 anos, a busca para se aprimorar é maior que o medo.
— O segredo é apenas concentração. Se você se concentrar e olhar para um ponto fixo, tudo fica mais fácil. Depois que comecei, passei a me sentir mais calmo e concentrado nas coisas que faço — diz Gustavo, estudante, que pratica slack no Aterro do Flamengo e na Praia de Ipanema há apenas dois meses e já é destaque entre os praticantes.
Como qualquer esporte, o slackline ajuda também a manter a forma, queimando calorias e fortalecendo os músculos da perna, dos braços e do abdome. Por isso, alguns fisioterapeutas o indicam a seus pacientes como forma de prevenir lesões.
Trazido para o Brasil em 1995, o esporte foi criado por volta dos anos 80 por alpinistas da Califórnia (EUA), que usavam o tempo livre se equilibrando em cordas tubulares (próprias para escalada) esticadas entre duas árvores ou pedras. Para quem quer começar a praticar, as fitas e os equipamentos custam em torno de R$ 100. Além do Rio, o esporte é muito praticado também em Brasília, Minas Gerais, Bahia, Ceará e São Paulo.
Embora seja muito praticado nas praias cariocas, existem outras modalidades de slackline.
Trickline: Fita ancorada sobre dois pontos fixos, a cerca de 1,5m do chão, para que o praticante faça manobras de alto grau de dificuldade.
Highline: Fita ancorada sobre pedras, árvores ou prédios. Ela fica suspensa no mínimo a 5m do chão. A vertente é considerada uma das mais difíceis e uma das mais visadas pelos praticantes por causa do perigo e da adrenalina.
Longline: Considerada uma vertente da highline, se diferencia desta pela altura e pela periculosidade. A fita é ancorada sobre dois pontos, com uma distância média de 25m a 50m.
Waterline: É provavelmente a mais divertida, pois a fita fica sobre rios, piscinas etc.

Nenhum comentário: