26 de set. de 2012

‘A internet pode ser um grande instrumento educacional’


Por Monique Lins — A internet surgiu na área militar. Hoje, é indispensável na educação. O grande desafio que escolas e universidade enfrentam é incorporá-la a seus métodos de ensino. Para a professora Michele Vieira (foto), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) na UFF, pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação (Labcult) e professora do curso de Comunicação Social da Universidade Gama Filho, os professores é que devem encontrar formas criativas e construtivas para ensinar os alunos a estudar pelas novas plataformas tecnológicas.
JL — Como a internet tem influenciado o modo de ensinar? Ela atrapalha ou ajuda?
Michele Vieira — A internet virou um instrumento essencial para a educação. E os professores precisam atualizar-se para conseguir explorar todas as suas possibilidades. Eles precisam, por exemplo, usar em suas aulas os assuntos e os ambientes que “bombam” na rede, sejam as sociais ou os vídeos virais; sejam temas jornalísticos ou games. Como dizia o educador Paulo Freire, só é possível educar quando o professor entra na realidade dos alunos.
Como você vê a internet como meio de pesquisa escolar?
Precisamos usar hoje os múltiplos materiais de pesquisa disponíveis: imagens, vídeos, livros online, livros tradicionais, sites. Ou seja, devemos usar tudo. Se os professores souberem orientar os alunos sobre as boas fontes na internet, poderão ter pesquisas fantásticas.
Como se poderia fazer um uso mais proveitoso e menos superficial da internet?
Os professores deveriam orientar seus alunos sobre onde buscar informações relevantes na internet. Poderiam também usar as redes sociais e os games como instrumentos de pesquisa para que observem os valores da sociedade atual.
A internet ajuda ou tira o foco do aluno?
Depende da orientação que ele tiver na escola ou na universidade. A internet pode ser um grande instrumento educacional, caso seja analisada de forma crítica e construtiva.
Quais os prós e contras da internet na educação?
Existe muito preconceito ainda em relação à internet. Acho que os professores devem conhecer mais as potencialidades da rede para que possam transmiti-las aos alunos. Não podemos negar a nova realidade do mundo conectado. Os professores é que devem encontrar formas criativas e construtivas para ensinar o aluno a estudar pelas novas plataformas tecnológicas com acesso à internet. 
Foto Felipe Corrêa

Nenhum comentário: