24 de jan. de 2013

Futebol irreverente é com eles















Por Sandra Fernandes — Rafael Pereira, Marlon Vianna e Saulo Emmanuel (na foto, a partir da esquerda) formam a equipe do programa “Os Boleiros”. Alunos de jornalismo da UGF, os três são, além de amigos, apaixonados por futebol. Incentivados pelo professor e radialista Alexandre Ferreira, eles protagonizam semanalmente na Rádio Gama um debate cheio de humor e dinamismo sobre os principais resultados dos campeonatos do Brasil e do mundo.
Eles se conheceram na faculdade. Mas o estímulo da colega de turma Tainá Oliveira, que hoje trabalha na DC Press produzindo conteúdo sobre futebol, foi importante para a formação do grupo. Com o slogan “Futebol irreverente é com a gente”, o programa tem cerca de 30 minutos.
— A duração é também um desafio para nós — diz Marlon. — Quando o programa não rende muito ou não estamos muito inspirados é fácil adequá-lo ao tempo; mas quando ele fica bom aí dá um trabalhão. Uma vez ele ficou com 59 minutos e a gente não sabia o que tirar, mas teve que tirar.
Saulo acrescenta:
— Quando os jogos são bons ou os jogadores dão motivo a gente acaba se empolgando e o programa rende. A gozação rola solta e o tempo fica curto. A brincadeira é o grande mote para tudo mesmo. Quando começamos a implicar com o fato de o Marlon ser argentino então... — diz, rindo
Sim, Marlon nasceu na Argentina, o que lhe rende um bocado de gozações. Que são até provocadas por ele mesmo quando, de propósito, veste a camisa da seleção argentina ou usa um tango como tema de sua apresentação no programa. Mas que fique claro: ele nasceu lá por acaso. Seus pais estavam visitando o país e sua mãe não pôde esperar chegar ao Brasil. Na verdade ele é flamenguista, mas torce pelo selecionado argentino para homenagear sua terra natal.
Rafael também é flamenguista. E chorão, dizem Saulo e Marlon. É que, mesmo quando o Flamengo ganha, ele reclama de supostas injustiças cometidas pela arbitragem contra seu time.
Saulo, por sua vez, é o botafoguense corneteiro — como o chamam no programa. E quase sempre está vestido com a camisa alvinegra, discretamente ou não.
Com o sucesso do programa, que pode ser ouvido em podcasts no blog da Rádio Gama, eles criaram também um blog, cujo endereço é http://boleirosdagama.blogspot.com.br. Além disso, eles têm de se desdobrar para produzir conteúdo para o Facebook (http://www.facebook.com/osboleiros) e para o Twitter (https://twitter.com/boleiros_os).
Foto Tainá Oliveira

Nenhum comentário: