Por Ana Carolina
Brasil
— Quem assiste a filmes, novelas, comerciais, videoclipes e a programas de
televisão em geral talvez não imagine o trabalho que dá produzi-los e a
quantidade de profissionais que envolve.
Além
do roteirista — em alguns casos, de uma equipe de roteiristas —; do produtor e
do diretor e seus respectivos assistentes; dos câmeras; dos contrarregras; dos
continuístas e de dezenas de outros profissionais importantes para a
concretização do projeto, existe a função do editor ou montador de imagens, a
quem cabe dar sentido à história que se quer contar.
Eduardo
Ferreira (foto), 27 anos, trabalha há 5 como editor de imagens na produtora Carioca
Filmes, na Urca, e explica como é seu trabalho.
—
Quando a filmagem acaba — ou seja, depois que imagem e som são captados —, é
feita uma reunião para eu entender a história. Antes, claro, preciso ter lido o
roteiro para ter referências e um norte quando for fazer a montagem. Depois,
faço os efeitos de transição e/ou alguma arte animada sobre as imagens que
estão montadas. Quando termino, mostro o filme ao diretor com o primeiro corte.
Aliás,
conta, a parceria com o diretor durante a montagem é fundamental para que ela
fique como planejada.
—
Editor e diretor têm de estar juntos durante a montagem para que o trabalho fique
perfeito. Uma vez aprovado, corrijo algumas cores ou faço alguns looks especiais — afirma Eduardo, que usa
o programa de edição final cut.
Apaixonado
pelo que faz, admite que só trocaria de profissão se continuasse no ramo das
artes.
—
Desde criança sou obcecado por filmes e em como são feitos. Um dia, um grande
amigo meu me indicou um curso de audiovisual social, de graça e muito legal, na
ONG Cufa — conta. — Foi aí que tudo começou.
Sobre
o que costuma assistir, dá algumas dicas.
—
Gosto muito de clipe musical e comerciais. Em relação a filme, destaco o
nacional Cidade de Deus e o
internacional RocknRolla.
Foto Ana Carolina Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário