25 de jan. de 2013

Montador de imagens, o ofício de dar sentido a uma história


Por Ana Carolina Brasil Quem assiste a filmes, novelas, comerciais, videoclipes e a programas de televisão em geral talvez não imagine o trabalho que dá produzi-los e a quantidade de profissionais que envolve.
Além do roteirista — em alguns casos, de uma equipe de roteiristas —; do produtor e do diretor e seus respectivos assistentes; dos câmeras; dos contrarregras; dos continuístas e de dezenas de outros profissionais importantes para a concretização do projeto, existe a função do editor ou montador de imagens, a quem cabe dar sentido à história que se quer contar.    
Eduardo Ferreira (foto), 27 anos, trabalha há 5 como editor de imagens na produtora Carioca Filmes, na Urca, e explica como é seu trabalho.
— Quando a filmagem acaba — ou seja, depois que imagem e som são captados —, é feita uma reunião para eu entender a história. Antes, claro, preciso ter lido o roteiro para ter referências e um norte quando for fazer a montagem. Depois, faço os efeitos de transição e/ou alguma arte animada sobre as imagens que estão montadas. Quando termino, mostro o filme ao diretor com o primeiro corte.
Aliás, conta, a parceria com o diretor durante a montagem é fundamental para que ela fique como planejada.
— Editor e diretor têm de estar juntos durante a montagem para que o trabalho fique perfeito. Uma vez aprovado, corrijo algumas cores ou faço alguns looks especiais — afirma Eduardo, que usa o programa de edição final cut.
Apaixonado pelo que faz, admite que só trocaria de profissão se continuasse no ramo das artes.
— Desde criança sou obcecado por filmes e em como são feitos. Um dia, um grande amigo meu me indicou um curso de audiovisual social, de graça e muito legal, na ONG Cufa — conta. — Foi aí que tudo começou.
Sobre o que costuma assistir, dá algumas dicas.
— Gosto muito de clipe musical e comerciais. Em relação a filme, destaco o nacional Cidade de Deus e o internacional RocknRolla.
Foto Ana Carolina Brasil

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