27 de jan. de 2013

Projeto Rádio-Escola Rio desperta vocações


Por Jade Nunes — Iniciado no mandato do então prefeito César Maia — e que terminaria com sua saída da prefeitura —, o projeto Rádio-Escola Rio ganhou vida própria. Com o apoio do Sesc, é conduzido atualmente pelos jornalistas Emerson Rocha (Rádio Globo), Juliana Duarte (CBN), Julyana Pollo (Rádio Tupi) e Bianca Santos (CBN) (foto ao lado, no sentido anti-horário, com Maurício Menezes no centro). A última edição ocorreu no final do ano passado na escola municipal República do Peru, no Méier.
Segundo Juliana Duarte, o projeto tem ajudado a despertar a vocação de muitos jovens. Na oficina oferecida na escola República do Peru, por exemplo, que dispõe de estúdio de rádio próprio, os alunos gravaram programas produzidos e escritos por eles mesmos sobre os mais diversos assuntos. 
— Meu sonho é ser repórter esportivo, e é emocionante ter essa chance de aprendizado — revela o aluno Diego Lima (foto no alto), de 13 anos.
A cada edição, dois radialistas são convidados para conversar com os alunos. Neste último, compareceram Maurício Menezes e Ricardo Juarez. O primeiro é radialista há mais de 30 anos e humorista nato. Contou alguns erros engraçados cometidos por jornalistas de rádio e lembrou que em cada profissão é preciso ter uma habilidade.
— Para radialistas, o raciocínio rápido é indispensável — disse.
Por sua vez, Ricardo Juarez (foto ao lado), radialista e locutor, falou do trabalho em si, mas também sobre as dublagens de personagens famosos que já fez, como Jhonny Bravo e Hellboy.
— O projeto está mudando a vida de muitos jovens. Espero que continue e que seja adotado tanto por escolas públicas quanto particulares —  diz Juliana Duarte.
Fotos Jade Nunes

2 comentários:

Sandra Fernandes disse...

Lindo, Jade querida! Parabéns!

Unknown disse...

Oi, Jade,

muito bacana sua matéria. Sou jornalista da MultiRio e gostaria de falar com você sobre esse projeto. Pode me passar seu contato? Meu e-mail:

sandra.machado@multirio.rio.rj.gov.br

Abraço,

Sandra Machado