1 de nov. de 2013

Solidariedade sobre duas rodas

Por Erick Douglas — Diferentemente da imagem, em geral falsa, que se tem de alguns clubes de motoqueiros — a de que são desordeiros, brigões e foras da lei —, o Rabugentos Moto Clube é um exemplo de solidariedade. Nas datas de aniversário de seus integrantes e do próprio clube, ele organiza eventos em que o ingresso são alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos. Junto com parte do dinheiro que é arrecadado, tudo é entregue a asilos e orfanatos. A iniciativa existe há 15 anos. Ao todo, o Rabugentos tem dez sedes espalhadas pelo país. A do Rio, uma das mais antigas, fica em Vilar dos Teles, São João de Meriti, Baixada Fluminense.
— Somos um clube de motociclistas e simpatizantes sem fins lucrativos. Nosso propósito é apenas fazer o bem ao próximo — explica Paulo Santos (foto), diretor social e tesoureiro do Rabugentos do Rio.
Só em São João de Meriti há 13 moto clubes que também organizam eventos beneficentes. E todos interagem entre si. No município, eles são organizados há cerca de 50 anos por moto clubes e também por moto grupos, estes formados por menos integrantes.
Segundo Paulo, os motociclistas do Rabugentos são movidos por duas paixões: liberdade e motos, além do desejo de desfazer a imagem preconceituosa que se tem de que motoqueiros são baderneiros. Ele diz que para fazer parte do clube só é preciso querer, ser maior de idade e abraçar a causa.
— Mesmo os não habilitados, mas que querem ajudar, são bem-vindos — afirma.
Ele conta que os eventos ocorrem sempre em ambientes familiares, atraindo pessoas de todas as idades.
Apesar de estar sediado em São João de Meriti, o Rabugentos faz doações a abrigos também de outros municípios do Rio. Segundo Paulo, o convívio entre os motociclistas de outros clubes faz com que certas normas de comportamentos, mesmo implícitas, sejam seguidas para que o lema “Liberdade e Igualdade” sempre prevaleça.
Foto Divulgação

Um comentário:

Unknown disse...

e comu pra quem nao conhece a rotina de um moto clube achar q sao arruaceros e provedores de badernas por andarem sempre em grupos grandes e usarem roupasdiferentes mais essa materia deixa claro a ignorancia de julgar sem conhecer eles fazem uma obra social linda eventos familiares e agradaveis muitomelhres do q muitos orgoas q posamde politicamente correto por ai arabens rabugentos eloa obra social tao bonita praticada por vcs e parabens paulo santos por dedicar uma parte da sua vida ara essa causa q deus abençoe sempre!bjss