13 de nov. de 2013

Formação em rede nacional

Por Cassiane Lima — O que fazer no futuro? Que faculdade escolher? Em que trabalhar? São perguntas que muitos se fazem. E desde 2004 o Projeto Com.Domínio Digital ajuda a respondê-las, capacitando jovens de baixa renda, entre 18 e 24 anos — que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio —, para a vida acadêmica ou o mercado de trabalho.
— Nosso papel não é simplesmente inseri-los no mercado de trabalho, mas conhecê-los e entendê-los, respeitando suas limitações e dificuldades. Aqui a gente ensina, mas também aprende muito com eles — diz Raquel Veiga (na foto acima, de blusa azul escuro, no alto à direita), coordenadora do núcleo pedagógico do Campinho, no Rio, um dos três na cidade. Os outros ficam no Centro e em Jardim América.
Nascido no Ceará, o projeto, desenvolvido pelo Instituto Aliança e mantido com a ajuda de parceiros públicos e privados, tem hoje uma rede de 35 núcleos espalhados pelo país. Além de capacitação em tecnologia da informação, os alunos aprendem sobre desenvolvimento social e pessoal e rotinas administrativas. Há ainda oficinas de artesanato, dinâmica, autoconhecimento.
— No CDD tive contato com pessoas de diversos meios e empresas. Aprendi a importância de ter uma boa postura profissional e a conviver com pessoas e situações diferentes. Minha meta agora é terminar minha faculdade de Marketing em 2015 e seguir minha carreira — conta o ex-aluno Nathan Regis (foto do meio), 21 anos.
No núcleo do Campinho o período de capacitação dos alunos é de  seis meses. Em todo o país, o projeto já atendeu a mais de 15 mil jovens. Seu corpo de educadores é formado por pedagogos, sociólogos, assistentes sociais, administradores, contadores e profissionais de tecnologia da informação.
— Além de ter sido importante na minha formação profissional, por intermédio das dinâmicas pude me conhecer e desenvolver melhor minhas habilidades. Se pudesse resumir minha experiência no CDD em duas palavras seriam resiliência e família. Resiliência porque lá aprendi a me adaptar às mais diversas situações do mundo do trabalho e da vida; e família porque lá conheci grandes pessoas, educadores e amigos que foram fundamentais no que sou hoje — diz o também ex-aluno Ricardo Luz, 20 anos (foto menor), que está cursando a faculdade de hotelaria.
Fotos Divulgação

Nenhum comentário: